I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Artigo médico: pontos chaves da leitura

Listo alguns pontos que valem a pena serem observados quando se lê alguma notícia sobre "avanços"na medicina. Obviamente eles não devem ser considerados de maneira isolada, e sim em seu conjunto. A análise crítica dos resultados deverá ser feita por profissional capacitado.

1 Número de participantes no estudo: quanto maior o numero maior, mais importante são seus resultados
2. É um estudo com seleção de pacientes sem viés, aleatórios (randomized in inglês)? Significa que os pacientes foram selecionados com o mínimo possível de interferência dos pesquisadores.
3. É importante saber qual tipo de pacientes que oi incluido no estudo. Só assim podemos avaliar se os resultados são validados para a população que tem a mesma doença. Por exemplo, se foram estudados pessoas de acima de 60 anos, o resultado não pode ser extrapolado para os mais jovens.
4. Assegure-se que o estudo foi publicado em revistas valorizadas pelos profissionais da área. Geralmente, os artigos publicados nestas revistas são revisados por especialistas, que revisam a relevância do tema, os métodos estatísticos utilizados e a pertinência das conclusões.

O seguimento destas recomendaçoes não garantem que tudo o que foi escrito é correto, mas garantem ue a sua interpretação seja mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casado(a)? Sua chance de morrer por doença do coração pode ser menor!

Pessoas com doença cardíaca  casados apresentam menor risco de morte por doenças do coração assim como de outras doenças do que os não...