Artigo médico: pontos chaves da leitura

Listo alguns pontos que valem a pena serem observados quando se lê alguma notícia sobre "avanços"na medicina. Obviamente eles não devem ser considerados de maneira isolada, e sim em seu conjunto. A análise crítica dos resultados deverá ser feita por profissional capacitado.

1 Número de participantes no estudo: quanto maior o numero maior, mais importante são seus resultados
2. É um estudo com seleção de pacientes sem viés, aleatórios (randomized in inglês)? Significa que os pacientes foram selecionados com o mínimo possível de interferência dos pesquisadores.
3. É importante saber qual tipo de pacientes que oi incluido no estudo. Só assim podemos avaliar se os resultados são validados para a população que tem a mesma doença. Por exemplo, se foram estudados pessoas de acima de 60 anos, o resultado não pode ser extrapolado para os mais jovens.
4. Assegure-se que o estudo foi publicado em revistas valorizadas pelos profissionais da área. Geralmente, os artigos publicados nestas revistas são revisados por especialistas, que revisam a relevância do tema, os métodos estatísticos utilizados e a pertinência das conclusões.

O seguimento destas recomendaçoes não garantem que tudo o que foi escrito é correto, mas garantem ue a sua interpretação seja mais adequada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração batendo fora do normal: Palpitações

Meu coração está disparando

Medida do pulso (batimentos cardiacos)