I M P O R T A N T E

As informações, sugestões e tratamentos citados neste blog e em seus links tem caráter apenas informativo, nunca substituindo a opinião ou conselho de seu médico.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Novidades da medicina

A renomada revista médica inglesa Lancet (http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(09)60443-8/fulltext ) publicou um artigo sobre o risco de surgimento de fibrilação atrial utilizando  a população do maior estudo epidemiológico com seguimento na Cardiologia: Framingham. 
Descreveram uma classificação complexa e dificil de ser aplicada no dia-a dia. Porém, acredito que o mais interessante foi o fato que consumo de bebida alcoólica, hipercolesterolemia, fumo ou diabetes não foram classificados o como fatores de risco. 
Eu sei, é só um estudo porém. estatisticamente falando, relaxe, pode beber sua cervejinha mantrendo seu diabete e o colesterol controlada que não não surgiram episodios de fibrilação atrial (hehehe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do portador de marcapassos

Em comemoração ao  Dia do Portador de Marcapasso , 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha orienta...